Substituição do Twingo por R$ 121.600 será revelada na quarta-feira e estará à venda em 2026.
A Renault está prestes a revelar um novo marco na indústria automotiva! Prepare-se para conhecer em primeira mão os detalhes do novo supermini elétrico que promete transformar o cenário da mobilidade na Europa. Neste artigo, vamos falar sobre esse lançamento inovador, explorando os objetivos ambiciosos da empresa e como essa novidade redefine os padrões da tecnologia sustentável e da mobilidade consciente.

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Renault preparada para lançar pequeno supermini elétrico para a Europa
O relatório sugere que a substituição do Twingo, com valor aproximado de R$121.600, será revelada na quarta-feira e estará à venda em 2026.
A Renault está prestes a revelar um supermini elétrico pequeno e acessível que ficará abaixo do modelo 5 e servirá como sucessor espiritual do Twingo.
A Automotive News Europe – citando três fontes familiarizadas com os planos – informa que o modelo deverá estar à venda em 2026 e será revelado nesta quarta-feira (15 de novembro) durante o dia do mercado de capitais da empresa.
Novos Caminhos na Mobilidade Elétrica
A ANE informa que o carro está sendo revelado numa tentativa de tranquilizar os investidores, uma vez que a Renault pretende listar o seu novo braço de veículos elétricos, Ampere, na bolsa de valores. A Ampere pretende lançar seis veículos elétricos no mercado até 2030 e construir um milhão de carros até 2032.
O relatório diz que a fábrica da Renault em Novo Mesto, na Eslovênia, provavelmente construirá o novo carro. Certamente, faria sentido construir localmente um supermini de baixo preço e centrado na Europa, para minimizar os custos operacionais e o impacto das tarifas comerciais.
Continuidade e Inovação na Linha Renault
Um novo supermini Renault preenche a lacuna deixada pelo Twingo, que ainda está disponível em alguns mercados com volante à esquerda, mas está com quase 10 anos de idade. O Zoe, que está sendo descontinuado após dez anos, será substituído mais diretamente pelo 5.
Os planos para um novo modelo básico da Renault foram tornados públicos no início deste ano, quando o CEO da empresa, Luca de Meo, revelou a sua ambição de “democratizar” a propriedade de veículos elétricos na Europa. As indicações de que irá reduzir o preço do 5 sugerem que poderá estar à venda por volta da marca de R$121.600.
Inspirado no Conceito de Kei Cars
De Meo referiu-se ao novo modelo como “uma das coisas que permitirá a democratização dos VEs que potencialmente aumentará o volume”, disse ele, sugerindo que ajudará a aumentar a propriedade em massa de carros elétricos tanto no Reino Unido como na Europa continental.
Uma grande inspiração para o carro, disse de Meo, são os kei micocars do mercado japonês, que são estritamente regulados em tamanho e potência. Esses carros acessíveis representaram mais de um em cada três dos 4,2 milhões de veículos novos vendidos no Japão no ano passado.

Gosto muito da ideia de traduzir para a língua europeia o conceito dos kei cars no Japão. Então acho que há alguma inteligência nesse tipo de conceito, porque não é apenas uma questão de produto. É uma [questão] de produto mais regulamentação para permitir uma mobilidade humana eficiente e de baixo impacto.
Visão Pioneira e Compromisso Ambiental da Renault
O Grupo Renault já vende o automóvel de passageiros elétrico de tamanho normal mais barato da Europa: o Spring. Este crossover do segmento A, com preço de cerca de R$84.800 na França com incentivos locais, é menor que um Ford Fiesta, tem limite de 62 mph e pode cobrir apenas 140 milhas por carga. Ele usa um motor elétrico de 44 cv e 92 lb-pés e é alimentado por uma bateria de 26,8 kWh.
Embora esse carro seja baseado no Renault City K-ZE do mercado chinês e em uma variação da plataforma CMF-A da empresa, qualquer Renault básico provavelmente será baseado em uma variação da plataforma CMF-BEV usada por o próximo Renault 5 e o mais esportivo Alpine A290.

Avanço Tecnológico e Ambiental na Indústria Automotiva
Falando sobre o impacto e a importância de um carro como este, de Meo disse: “Estou neste momento como presidente da Associação Europeia [de Fabricantes de Automóveis]. Estamos lutando contra algumas coisas que não consideramos certas para a indústria.
Mas, por outro lado, temos plena consciência de que também temos de trazer soluções para os problemas, [desde] a qualidade do ar até à descarbonização. E penso que ser capaz de produzir um automóvel do segmento sub-D, ou do segmento A, com baixo impacto, é provavelmente uma das soluções que a indústria europeia pode trazer.
Conclusão final
A Renault está prestes a lançar um supermini elétrico revolucionário, sucedendo o Twingo e ampliando sua linha de veículos. Este novo modelo, cujo valor aproximado é de R$121.600, surge como parte da estratégia da empresa para democratizar a posse de veículos elétricos na Europa. Inspirado nos kei micocars do Japão, promete uma mobilidade eficiente e de baixo impacto, visando um futuro mais sustentável na indústria automotiva. A visão inovadora da Renault destaca-se ao oferecer soluções de mobilidade sustentável, consolidando-se como líder na busca por um amanhã mais limpo e eficiente.